Melhore sua aparência e autoestima com a harmonização do rosto


Conheça diversos procedimentos estéticos para melhorar sua aparência de forma rápida e menos invasiva possível.

O que é?

Fique mais bonita(o) com a harmonização facial! Conheça procedimentos para harmonizar sua face, sorriso, boca e dentes.

A harmonização facial é a realização de um conjunto de diferentes procedimentos estéticos, que têm como objetivo melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto. O belo nem sempre é simétrico, mas pede-se que seja harmônico, ou em outras palavras, proporcional.

É um tratamento multidisciplinar integrando o trabalho do cirurgião dentista, dermatologista e do cirurgião plástico.

A odontologia estética na harmonização facial vem atender a ansiedade e a expectativa das pessoas que buscam um ganho estético facial mais amplo.

Os dentes complementam o sorriso, e o mesmo completa o rosto como um todo, integrando toda função muscular e por consequência gerando um padrão estético funcional mais harmônico e uma visão mais aprofundada da face na busca de um equilíbrio funcional e estético.

Faça uma Avaliação

Como é feito?

O processo é muito simples. O paciente primeiro precisa passar por uma avaliação e o cirurgião dentista fará uma análise das necessidades. A escolha dos procedimentos necessários para o momento pode variar de paciente para paciente.

Alguns procedimentos (como o preenchimento facial com ácido hialurônico) podem ser feitos em uma única sessão. Outros podem exigir um tratamento a longo prazo, principalmente alguns procedimentos odontológicos.


Quais procedimentos podem ser envolvidos?


Procedimento odontológicos:

  • Ortodontia: uso de aparelhos ortodônticos para alinhamento dos dentes;
  • Clareamento dental: uso de clareamento caseiro ou clareamento a laser para diminuir o amarelado dos dentes;
  • Lente de contato dental: uso de faceta fina de porcelanato nos dentes para tornar o sorriso mais uniforme e corrigir problemas nos dentes;
  • Implantes dentários e próteses dentárias: substituição de dentes de forma fixa ou móvel.


Procedimentos faciais:

  • Bichectomia: conhecida também como cirurgia da bochecha, é a cirurgia estética facial que visa afinar o rosto deixando um perfil mais esbelto e atraente;
  • Redução de papada: ou também lipo de papada, lipoplastia de papada enzimática ou lipoaspiração de papada enzimática. É um tratamento minimamente invasivo que permite a redução de medidas através da diminuição de gordura com aplicação de insulina.
  • Fios de sustentação (fios de PDO): inserção de linhas de fibra de colágeno utilizadas na parte subcutânea para sustentar e suturar a pele, de modo que fique uma cicatriz menos visível no rosto.
  • Preenchimento labial (ou enchimento labial): o preenchimento labial é indicado para aumentar o volume dos lábios. Além disso, pode ser usado para corrigir o contorno dos lábios também;
  • Preenchimento de bigode chinês: preenchimento do sulco nasogeniano, as linhas mais profundas do nariz até a lateral da boca;
  • Preenchimento de olheira: preenchimento de olheiras profundas que formam sulcos abaixo dos olhos com ácido hialurônico;
  • Peeling químico: renovação das células da pele por meio de uma descamação controlada com o uso de substâncias químicas. Indicado para pele do rosto, mãos e pescoço para remover manchas, marcas de acne e cicatrizes;
  • Indução percutânea de colágeno com ativos: ou indução percutânea de colágeno com agulhas (microagulhamento no rosto). Indicado para remover cicatrizes como da acne e outras, disfarçar manchas, rugas ou linhas de expressão da pele, através de uma estimulação natural feita com micro-agulhas;
  • Preenchimento de rugas de expressão: preenchimento com ácido hialurônico ou toxina botulínica nas rugas mais vincadas e nas mais fininhas (bunny lines);
  • Colágeno: estimulação de colágeno para uma pele mais firme;
  • Melasmas: Suavização de manchas no rosto;
  • Gengivoplastia: procedimento cirúrgico indicado para quem tem gengiva grande e espaçosa;
  • Preenchimento de mandíbula e maçã do rosto: para harmonizar o contorno do queixo e da lateral do rosto; Lifting: procedimentos de correção da flacidez do rosto e do pescoço;
Faça uma Avaliação


Dúvidas frequentes sobre harmonização


Em quanto tempo terei resultados?

Vários procedimentos citados acima são feitos em conjunto no mesmo dia e em poucos minutos. Alguns casos como aplicação de toxina botulínica são mais sentidos entre 48 a 72 horas e ficam mais harmônicos em até 15 dias. Por isso, a recuperação das regiões que receberam intervenção é mais rápida.


Quanto tempo duram os procedimentos na face? É preciso repetir?

Dependendo do tipo de procedimento aplicado, a harmonização facial não é definitiva. A aplicação de ácido hialurônico, por exemplo, usada em diversos procedimentos têm duração estimada de 6 meses a um ano e meio, dependendo da região aplicada e da qualidade do produto. Com o tempo, ele vai sendo absorvido naturalmente pelo corpo necessitando novos procedimentos.


Para quem é indicado?

Depende de quando a pessoa passa a sentir os efeitos do envelhecimento, que para alguns começa a partir dos 25 anos. Nesse caso, podem experimentar procedimentos mais leves como a toxina botulínica por exemplo.


Vou sentir dor durante os procedimentos?

A dor e o inchaço variam de acordo com a sensibilidade de cada um, mas são utilizados métodos que minimizam e até mesmo eliminam a dor do paciente (como anestesia).


O dentista pode realizar procedimentos de harmonização com Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico?

Sim. O dentista possui profundo conhecimento de anatomia facial e além disso é autorizado por lei para tais procedimentos como aplicação da toxina botulínica e ácido hialurônico. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), os cirurgiões-dentistas podem fazer uso de tais tratamentos para fins terapêuticos, funcionais e também para fins meramente estéticos. Sendo assim, o dentista pode ser um grande aliado não só para harmonização dos dentes, mas da face como um todo.
Veja a regulamentação do CFO

Existe contraindicação?

Geralmente não há contraindicações para a realização da harmonização facial, desde que sejam adultos. No entanto, o médico ou dentista deve avaliar o histórico de saúde do paciente e verificar a incidência de alergias, doenças pré-existentes ou uso de medicamentos que podem ser incompatíveis com os procedimentos e substâncias utilizadas.

Alguns casos específicos não são aconselhados: pacientes com estado de saúde não apropriado; grávidas ou lactantes e pessoas com doenças autoimunes e que tomam imunossupressores.


Homens podem fazer harmonização?

Sim. A harmonização facial masculina é cada vez mais comum e os procedimentos são adequados.

Agende uma avaliação na Cassolato - Odontologia e Estética Facial

Somos uma clínica odontológica e clínica de estética em São José dos Pinhais - PR com procedimentos completos para harmonização do rosto por inteiro. Visite-nos!

Faça a harmonização com a clínica Cassolato. Envie uma mensagem de WhatsApp e agende sua avaliação.

Faça uma Avaliação