A cárie é uma doença bacteriana causada pelo Streptococcus mutans responsável pela promdução um ácido capaz de desmineralizar o esmalte dentário.
Um estudo recentemente publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que a cárie dental é a segunda doença mais comum em todo o mundo, perdendo apenas para o resfriado. Levantamentos mostram que atualmente entre 60 a 90% das crianças em idade escolar sofrem com cárie dental.
Entre os fatores de risco mais associados às cáries dentárias e doenças orais estão como uma dieta pouco saudável, o tabagismo, o abuso do álcool e uma má higiene oral. Pouca gente sabe, mas a cárie dentária é uma doença infecto-contagiosa.

A Cárie inicial muitas vezes não tem sintomas, se manifestando apenas como uma mancha branca, que corresponde ao início da desmineralização do esmalte. Porém, esta mancha pode evoluir, causando os primeiros sintomas, como dor ao comer doces, ao consumir alimentos gelados e ao mastigar. Muitas cáries não produzem sintoma nenhum e quando descobertas já podem ter danificado significativamente o dente. Por isso acompanhamento com o dentista é fundamental.

Quando não tratada, ela avança e pode causar sintomas mais graves, como dor com estímulos quentes e até mesmo pontadas

Open chat
Olá, como a Odontologia Cassolato pode ajudá-lo?
Powered by