A importância da limpeza dentária

A limpeza dentária feita pelo dentista (ou profilaxia dental, como também é chamada), é um procedimento para higiene da boca realizado no consultório pelo dentista. O período recomendado é de 6 em 6 meses e em alguns casos específicos pode ser necessário em um tempo menor. A profilaxia pode prevenir e tratar muitos problemas bucais, impedindo, inclusive, a perda dos dentes.

Feita com a regularidade indicada favorece o diagnóstico precoce de problemas como: cáries dentárias no seu início de formação, gengivites, periodontites, mobilidade dentária patológica, câncer de boca, entre outros.

Em muitos casos a limpeza exige procedimentos mais complexos como a remoção de tártaros que podem estar pra fora da gengiva (tártaros supragengivais), como também pra dentro da gengiva (tártaro

LIMPEZA DENTAL

subgengival). Essa remoção de tártaros (ou cálculos dentários como era conhecido) pode exigir mais de uma sessão no consultório e até mesmo acompanhamentos radiográficos para analisar como está a estrutura óssea que sustenta todas as raízes dentárias.

Talvez você já tenha ouvido falar ou até mesmo tenha passado pela situação de perceber um amolecimento dos dentes. Isso é muito sério, pois, existem casos em que o paciente perde vários ou até mesmo todos os dentes por desenvolver a doença periodontal que afeta esse osso radicular de sustentação. Essa doença pode ter uma influência genética, mas o principal fator desencadeante é a higiene feita de maneira incorreta e o não acompanhamento semestral com limpezas feitas em consultório pelo dentista.

Olá, como a Odontologia Cassolato pode ajudá-lo?
Powered by