É bastante comum ouvir que a saúde bucal é vital para a saúde geral. Estudos recentes mostram que pessoas que possuem doença periodontal (doença da gengiva e osso que sustentam os dentes) em estágio moderado, correm mais riscos do que alguém que possua gengiva saudável que quem realiza limpeza bucal periodicamente tem 24% menos chance de sofrer ataque cardíaco e 13% menos risco de derrame.
A saúde bucal e a doença cardíaca estão conectadas pela disseminação de bactérias a partir de boca para outras partes do corpo através da corrente sanguínea. Quando essas bactérias alcançam o coração elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação. Isto pode resultar em doença como a endocardite – uma infecção do revestimento interno do coração. Outros problemas cardiovasculares como a aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) também estão ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais, de acordo com o American Heart Association, associação cardíaca dos Estados Unidos.

Mesmo que você não tenha inflamação aparente na gengiva, a higiene bucal inadequada e a placa acumulada podem resultar em doença periodontal. Uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista são a melhor maneira de prevenção. Recomenda-se escovar os dentes três vezes por dia com escova de cerdas macias e cabeça pequena para que alcance todas as superfícies dentárias adequadamente. Você também deve usar o fio dental todos os dias

Olá, como a Odontologia Cassolato pode ajudá-lo?
Powered by